Yoga é uma ciência prática, fundada há milhares de anos na Índia. É um meio pelo qual vivemos a vida de maneira cada vez mais consciente. Facilitando o acesso à nossa calma interior, o yoga nos permite reconhecer padrões nas ondas de consciência e transcender as flutuações desses padrões mentais; eventualmente resultando em samadhi (a paz interior, a percepção direta da realidade).
É impossível apreciar plenamente os objetivos do yoga, sem experiência pessoal. Um professor pode orientar e guiar você (como um mapa pode guiá-lo por uma nova cidade), mas sua experiência precisa vir de você. Você deve trilhar o caminho por si mesmo.
Yoga é a união entre jiva (o eu limitado) e atman (o eu cósmico), a união da consciência individual com a consciência universal. A necessidade de união implica a existência de separação. No entanto, a realidade é que, neste exato momento você está unido com a consciência cósmica. Você é a consciência cósmica.
Então o objetivo do yoga não é realmente se unir com qualquer coisa, porque você já está unido. Yoga é uma técnica de purificação da mente e do corpo, a fim de perceber a sua identidade com o seu EU maior, para conhecer e entrar em sintonia com sua natureza interna existente, para conhecer a si mesmo.
Yoga é definido como união porque ele é visto e definido em termos da vida diária normal, onde cada pessoa pode sentir a separação, ou a falta de compreensão da possibilidade, de um elevado estado de ser. Yoga pode ser considerado como união do ponto de vista da identidade pessoal, mas olhando de um nível mais elevado de consciência, não existe separação. São nossos baixos níveis instáveis de consciência que influenciam nosso julgamento e nos impedem de ver e experimentar esta já presente união.
Hari Om Tat Sat