Pranayama

O oxigênio é muito importante para o nosso bem-estar e qualquer esforço para aumentar a oferta de oxigênio em nosso corpo, especialmente para o cérebro, vai pagar ricos dividendos. Yogis compreenderam a importância vital do fornecimento adequado de oxigênio milhares de anos atrás. Eles desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas de respiração. Estes exercícios de respiração são particularmente importantes para as pessoas que têm empregos sedentários e passam a maior parte do dia em escritórios.

Seus cérebros estão sedentos de oxigênio e seus corpos são apenas “sobrevivendo”. Eles se sentem cansados, nervosos, irritados, e não são muito produtivos. Além disso, eles dormem mal à noite assim, então já tem um mau começo para o dia seguinte e este ciclo continua. Esta situação também enfraquece o sistema imunológico, tornando-os suscetíveis a resfriados, gripes e outras alergias.

Oxigênio purifica a corrente sanguínea. Oxigênio expulsa os resíduos (toxinas) do corpo, bem como recarrega as baterias do corpo (o plexo solar).

O primeiro passo para Pranayama é entrar em sintonia com o ritmo da respiração e regulamentá-la. Um ritmo suave, lento geralmente indica um estado de relaxamento do corpo e da mente. Respiração irregular geralmente significa tensão. Na ansiedade a respiração é superficial e rápida; na raiva, curto e contundente (forçado); em luto arrítmico e ofegante; e na depressão, suspirante. Respiração irregular também está associada com neuroses e estados mentais perturbados. Por outro lado, a respiração lenta rítmica é observada para criar sensações de relaxamento, as ondas cerebrais alfa e tensão muscular reduzida.